domingo, 13 de março de 2011

EIXO DA TERRA


Cassal Brum, companheiro de blogosfera, questiona sobre um possível deslocamento do eixo da Terra* com o último terremoto acontecido no Japão. O Zero Hora de hoje publica que, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, sediado na Índia, houve um deslocamento de 10 centímetros. Li na internet que o terremoto que atingiu o Chile em 2010, segundo os cientistas da NASA, teria encurtado a duração do dia em 1,26 microssegundo (um microssegundo é a milésima parte do segundo), em consequência da mudança no eixo da Terra, cerca de 8 centímetros. 
Como leitores leigos no assunto, temos duas opções: confiar nesses cientistas (pessoas também suscetíveis de serem atingidas pelo sensacionalismo que caracteriza um modo de existência baseado no parecer); ou ignorá-los completamente. Nenhuma dessas opções é a mais inteligente (leigo sim, acrítico não).
Nosso interesse deve estar voltado para as consequências naturais de tais deslocamentos. Os dias realmente ficaram mais curtos? O clima foi alterado? A Lua "ganhou terreno"? (A Lua se afasta continuamente da Terra.)  Penso que qualquer mudança ainda não representa um verdadeiro perigo para a sobrevivência da nossa espécie, ou humanidade (como preferem os românticos). 
* O eixo da Terra é uma linha imaginária que atravessa o globo, unindo os dois polos geográficos, em torno do qual gira o planeta. 

Nenhum comentário: