segunda-feira, 6 de abril de 2009

ATÉ QUE ENFIM!

Desde que passei a ler Nietzsche e Darwin (por intermédio dos neo-darwinistas) na décana de oitenta, ansiava para que as pessoas soubessem as ideias de um e de outro. Vinte e muitos anos depois, vejo com um certo gostinho de vitória que jornais, revistas, livros, televisão, Internet, toda a grande mídia, enfim, têm difundido o nietzschismo e o darwinismo incessantemente. O último número da Nova Escola traz como principal matéria, manchetada na capa, "A origem da vida".
Abaixo, lê-se: Com a Teoria da Evolução, o inglês Charles Darwin explicou que todos os seres vivos surgiram de um organismo semelhante a uma bactéria. Entenda como ele chegou a essa conclusão e a importância disso para a sala de aula.
No interior da revista:
A ideia que revolucionou o sentido da vida
Ao afirmar que todos os seres vivos descendem de um mesmo ancestral comum e que a vida na Terra surgiu há milhões (na verdade, há bilhões) de anos, Charles Darwin lançou as bases da Biologia moderna e mudou nossa forma de ver o mundo.

Interessante essa Árvore da Vida, ilustrando a ancestralidade comum a todos os seres vivos. Uma pena que aqui a edição cortou o grande caule e as primeiras ramificações (reinos monera, protista, fungi, plantae e animalia).

Nenhum comentário: