sábado, 29 de janeiro de 2011

JAYME CAETANO BRAUN - LIÇÃO POÉTICA


Amanhã comemora-se o Dia do Pajador Gaúcho. A data foi escolhida para homenagear aquele que foi o nosso maior pajador: Jayme Caetano Braun. Ele nasceu num 30 de janeiro de 1924, na Timbaúva (mais tarde Bossoroca), distrito de São Luiz Gonzaga. A seção Almanaque Gaúcho do Zero Hora de hoje faz uma referência ao poeta (que aprendi a declamar aos oito anos). 
Interessante a definição de pajada (ou payada), dada pelo autor/ editor de Túnel do Tempo: "é uma forma poética nascida no século 19, em geral um repente em décima (estrofe de 10 versos), de redondilha maior (verso de sete sílabas) e rima entrelaçada. Suas raízes remontam aos romances e quadras medievais e renascentistas, de temática popular, trazidos pelos povoadores espanhóis". 
Dessa forma, nem a pajada está livre da medida exata, não obstante o repente, o improviso. 
Em Santiago, são raros os já alçados à condição de poeta que sabem compor um longo poema com versos  isossilábicos (mesmo número de sílabas). Por que Jayme Caetano Braun se tornou um grande poeta? Por que ele chegou tão declamado até os nossos dias? A resposta é simples: seus longos poemas foram produzidos em versos de sete sílabas. Bochincho, por exemplo:
A um / bo/chin/cho,/ cer/ta / fei/ta 
...1.......2....3.....4......5...6....7
fui / che/gan/do / de / cu/rio/so
que o / /cio é / que / nem / sar/no/so
nun/ca / pa/ra / nem / se a/jei/ta
bai/le / de / gen/te / di/rei/ta
vi / de / pron/to / que / não / e/ra
na / noi/te / de / pri/ma/ve/ra
ga/gue/ja/va a/ voz / de um / tan/go
e eu / sou / lou/co / por / fan/dan/go
que / nem / pin/to / por / qui/re/ra
...
A contagem das sílabas vai até a última sílaba tônica do verso, desprezando-se a(s) sílaba(s) átona(s) subsequente(s). A sílaba tônica final (fei-) é que deve ser rimada no poema. Na música, ela coincide com um novo acorde, ou com o som do bordão (uma das três cordas grossas do violão). Nessa primeira estrofe de Bochincho, sete dos dez versos mantêm a tônica na terceira sílaba, regularidade que dá ritmo ao poema. Por outro lado, para evitar a monotonia rítmica, os três versos restantes apresentam tonicidade interna na 2ª ou na 4ª sílaba.
Jayme Caetano Braun sabia disso.
Outra coisa, por mais popular que seja o gênero literário, oral ou escrito, tem suas raízes em escolas clássicas.  

Nenhum comentário: