quinta-feira, 5 de junho de 2014

AINDA SOBRE OS PINUS

O corte dos pinus às margens da BR-287, entre Santiago e Jaguari, impedirá que os veículos que saem da pista venham a se chocar contra essas árvores. 
Entre Santiago e Jaguari - exclusivamente. 
Entre Santiago e São Borja, entre Jaguari e Santa Maria, em todos os trechos da BR-287 e demais rodovias do país com árvores plantadas às suas margens tudo continuará como antes.
***
O pinus é uma espécie exótica e invasora, toma o lugar das espécies nativas. Um estudo da ONU, conclui que a invasão biológica pode ser considerada atualmente a segunda maior causa de perda da biodiversidade no mundo. 
A primeira causa é a destruição e diminuição dos habitats naturais, levado a cabo pelo homem desde há dez mil anos com as atividades agropecuárias. Numa percentagem de 90%.
***
Outras plantas exóticas mais ou menos invasoras:
ligustro, café, cinamomo, figueira, jambolão, ameixa amarela, quaresmeira, tipuana, eucalipto, pessegueiro, tomateiro, palmeira imperial, capim-gordura.
***
O pinus foi plantado nas décadas de 60 a 80 em ações ditas "ecológicas".
***
A estreita e extensa faixa de terra entre a Lagoa dos Patos e o Atlântico produz apenas duas espécies vegetais com fins econômicos: cebola e pinus. 


Nenhum comentário: