A frase foi dita por Hegel, filósofo que se espelhou no aspecto psicológico de Minerva para criar sua filosofia. A coruja por suas características biológicas e comportamentais, ilustra como deve ser um filósofo (metaforicamente) e portanto ilustra a própria filosofia. A postura filosófica para Hegel era antagônica à postura científica, pois na ciência é importante a previsão de fenômenos, já na filosofia, o importante é ver o fenômeno após ter ocorrido (na visão de Hegel). Portanto a coruja (a filosofia), só voa (só racionaliza), após entardecer/anoitecer (após o fenômeno, ou o fato ter ocorrido).
Um comentário:
A frase foi dita por Hegel, filósofo que se espelhou no aspecto psicológico de Minerva para criar sua filosofia.
A coruja por suas características biológicas e comportamentais, ilustra como deve ser um filósofo (metaforicamente) e portanto ilustra a própria filosofia.
A postura filosófica para Hegel era antagônica à postura científica, pois na ciência é importante a previsão de fenômenos, já na filosofia, o importante é ver o fenômeno após ter ocorrido (na visão de Hegel).
Portanto a coruja (a filosofia), só voa (só racionaliza), após entardecer/anoitecer (após o fenômeno, ou o fato ter ocorrido).
Postar um comentário