terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADE


Abaixo, escrevendo sobre o assoreamento dos rios, citei meu amigo e historiador, Valdir Amaral Pinto. (O homem tem uma memória prodigiosa, testemunha a maioria de quem o conhece há mais tempo.) Seis dias depois, ele me passa um livro (cuja primeira página é ilustrada acima), de onde transcrevo o seguinte:
"NAVEGAÇÃO DO IBICUHY E URUGUAY
O  vapor Expresso Itaquy (57 toneladas), auxiliado por 5 chatas de 20 a 80 toneladas cada uma, navega em dias determinados entre os portos de Cacequy, Uruguayana, Itaquy e S. Borja.
Os preços das passagens são: De Cacequy a Uruguayana 1ª classe 100$000, 2ª classe 60$000 [...]
Por cada carga de tonelada (1.000 kilgr.) o frete é de 70$000 entre Cacequy e Uruguayana; metro cúbico 45$000; por cada tonelada entre Uruguayana e S. Borja 30$000.
Os empresários desses vapores são os proprietários Barbará & Filhos. (A frase correta é 'Os proprietários desses vapores são os empresários Barbará & Filhos'.)
O vapor Eugenia (de 15 toneladas) de propriedade de Christiano Haespert & Cia, navega entre Cacequy e Uruguayana quando as águas do Ibicuhy o permitem. O preço das passagens entre Cacequy e Uruguayana é 50$000 rs. Agentes em Cacequy - Fonseca & Cia".
(A moeda brasileira em 1904 era o RÉIS.)  

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