sexta-feira, 31 de julho de 2009
A PESTE
GRIPE CAVALAR
quinta-feira, 30 de julho de 2009
TOCAIA
à espreita
atrás
daquela grade
por onde passo
tenso
a todo
fim de tarde
ele me avança
e late
e late
extremamente
feroz atrás
da grade
por onde
passo rente
a salvo
da dentada
me apanha
seu latido
direto
e contundente
na polpa
do meu ouvido
terça-feira, 28 de julho de 2009
NOVO LIVRO
segunda-feira, 27 de julho de 2009
domingo, 26 de julho de 2009
NOVA CONTADORA
ANDRIELI DE OLIVEIRA CARDOSO, minha sobrinha e afilhada, formou-se em Ciências Contábeis pela URI. A colação de grau ocorreu na sexta-feira, 24, e o baile, ontem, 25. Os eventos geminados, organizados pela Ensaio, de Santa Maria, tiveram como cenário o GSSGS. O frio intenso não foi obstáculo para a realização dessa formatura. Tampouco a gripe A. Andrieli, à semelhança de todo formando, vence uma etapa significativa de sua vida - a do aprimoramento intelectual em nível superior -, indispensável para uma carreira profissional com maior probabilidade de sucesso. Agora, ela se prepara para ser avaliada no Instituto Federal Farroupilha em São Vicente do Sul. Com desenvoltura, conhecimento e simpatia que a caracterizam, conseguirá ser aprovada pela banca (como o foi com um 10 na monografia de encerramento do curso de graduação).
sábado, 25 de julho de 2009
NUVEM INEXISTENTE
CULTURA
sexta-feira, 24 de julho de 2009
NÃO TENHO RAZÃO?
E a imprensa mundial, composta na sua maioria por esquerdistas ou corruptos, desinforma a população ao não descrever o que realmente está acontecendo em Honduras.
A autoridade máxima da OEA, que condena a deposição do candidato a ditador em Honduras, é a mesma que defende o retorno de Cuba a OEA. É muita canalhice desta "otoridade"
UnoAmérica adverte EUA e Arias: Zelaya pode estar ligado ao narcotráfico
Alejandro Peña Esclusa 23 Julho 2009 Internacional - América Latina
Os vínculos de Chávez com o narcotráfico colombiano estão plenamente comprovados e foram ratificados nos correios eletrônicos que aparecem nos computadores do segundo homem das FARC, Raúl Reyes. Quando Reyes foi abatido, Chávez fez um minuto de silêncio em honra de sua memória. Chávez disse publicamente que todos os dias consome pasta de coca que Evo Morales lhe envia.
Bogotá, 19 de julho - A União de Organizações Democráticas da América, UnoAmérica, emitiu hoje um comunicado advertindo ao governo dos Estados Unidos, ao embaixador norte-americano em Honduras, Hugo Llorens e ao presidente da Costa Rica, Oscar Arias, de que sua insistência no regresso de Zelaya ao poder poderia favorecer os interesses do narcotráfico na região. Segundo UnoAmérica, Zelaya não somente tentou dar um golpe à Constituição, pelo qual foi deposto legitimamente, senão que durante sua gestão Honduras estava se convertendo em um narco-Estado. "Não é por acaso que Zelaya tenha auspiciado o avanço do narcotráfico, porque todos os demais integrantes da ALBA também o fizeram", afirma o comunicado da UnoAmérica.
Na nota enviada hoje à mídia, UnoAmérica faz a seguinte recapitulação:
Apenas ontem se deu a conhecer um vídeo onde as FARC asseguram ter financiado a campanha eleitoral de Rafael Correa. Como é sabido, as FARC são, além de um grupo terrorista, o maior e mais poderoso cartel de cocaína da América Latina.
No passado 16 de julho transcendeu que um informe do Congresso dos Estados Unidos assinala "uma forte penetração do narcotráfico na Venezuela, com um aumento muito significativo do volume de exportações de drogas e da cumplicidade no negócio de importantes funcionários civis e militares do regime, que colaboram e protegem a guerrilha e organizações criminosas colombianas". A reportagem, que será dada a conhecer no final deste mês, descreve o nascimento de um "narco-Estado" na Venezuela.
Os vínculos de Chávez com o narcotráfico colombiano estão plenamente comprovados e foram ratificados nos correios eletrônicos que aparecem nos computadores do segundo homem das FARC, Raúl Reyes. Quando Reyes foi abatido, Chávez fez um minuto de silêncio em honra de sua memória. Chávez disse publicamente que todos os dias consome pasta de coca que Evo Morales lhe envia.
Quanto a Daniel Ortega, em 1999 condecorou o chefe máximo das FARC, Manuel Marulanda, cognome Tirofijo, com a ordem "Sandino", a distinção máxima do FSLN. Ortega chamava Tirofijo de seu "querido irmão", por isso rendeu homenagem póstuma a esse chefe guerrilheiro quando se inteirou de sua morte.
Com relação ao terceiro integrante da ALBA, Evo Morales, ele é nada menos que o líder dos cocaleros bolivianos. Durante seu governo a produção de coca na Bolívia aumentou consideravelmente. Líderes opositores bolivianos assinalam que o governo executou o massacre de Pando para justificar o controle absoluto dessa região, e desta maneira facilitar as atividades do narcotráfico nessa zona selvática. Atualmente Evo Morales está propiciando a migração de milhares de cocaleros do Chapare para o estado de Pando.
O nome do quarto integrante da ALBA, Mel Zelaya, ainda não foi identificado nos computadores de Raúl Reyes, porém duas das organizações que o apóiam aparecem sim: a Federação Unitária dos Trabalhadores (FUT) e o Partido da Unificação Democrática, ambas assinaladas no correio datado de 11 de março de 2005. Além disso, durante a gestão de Zelaya o narcotráfico incrementou notavelmente suas atividades em Honduras, usando principalmente avionetas (monomotor) com matrículas venezuelanas.
UnoAmérica finaliza seu comunicado pedindo a Obama, a Hugo Llorens e a Oscar Arias "suma prudência", e lhes recomenda empreender uma investigação séria sobre o conteúdo dos computadores de Reyes, antes de continuar opinando sobre a crise de Honduras. A não ser que com sua atitude estejam favorecendo - sem o propor - os interesses das máfias do narcotráfico na América Central."
* Presidente de UnoAmérica
Tradução: Graça Salgueiro
quinta-feira, 23 de julho de 2009
O VIGIA
quarta-feira, 22 de julho de 2009
FORA DAQUI (AINDA BEM!)

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2009
Grande objeto atinge o maior dos planetas
Passadena — Astrônomos disseram, ontem, que Júpiter foi atingido por um objeto celeste muito grande, possivelmente um cometa. Imagens feitas na segunda-feira pela Nasa mostram uma mancha branca, no polo Sul da atmosfera do maior planeta do Sistema Solar. As imagens foram feitas por um telescópio da Nasa em Mauna Kea, no estado norte-americano do Havaí, após dica de um observador amador. Elas foram divulgadas no ano em que o primeiro impacto contra Júpiter, o do cometa Schoemaker-Levy 9, completa 15 anos.
HISTÓRIA MALCONTADA
segunda-feira, 20 de julho de 2009
TEORIA CONSPIRATÓRIA
CONTRAPONTO
Bananada em Honduras
O que aconteceu em Honduras ao longo das últimas semanas tem nada de novo. Crises institucionais nas nações ibero-americanas seguem roteiro seboso, redigido em pergaminho. Contabilizam mortos, feridos e constituições inservíveis. Por quê? Com mínimas diferenças, nossos países adotam um sistema anacrônico em que o presidente comanda o Estado, o governo, a administração e 20% do PIB. É poder e grana demais para que os filhos de Adão não se atraquem – eis por quê. Quem senta na cadeira presidencial mete a faixa no peito e trata de passar o cadeado.
ANO INESQUECÍVEL
domingo, 19 de julho de 2009
AS PRAGAS

Na primeira chuva forte, a correnteza da sarjeta transborda e vem para dentro da garagem. Não há rodo que impeça a enxurrada. Por baixo da porta, a água suja entra na sala. Em seguida, aparecem manchas de umidade no teto. Goteira aqui e ali. Bacias e baldes. Calha entupida com folhas secas. A mulher grita comigo Há uma piscina em cima da gente. Droga de cidade. A culpa é tua, escolhendo este rancho pra alugar. Com a estiagem, subo no telhado, cheio de medo.
No outro dia, as formigas invadem a cozinha e a despensa. Saio em defesa dos bichinhos. São inofensivas. Andam atrás de açúcar, mel, algum doce. A mulher gasta inseticida até não mais haver pressão no frasco. Respirando o veneno, tosse, tosse, briga mais uma vez.
O bife do almoço estava muito salgado. Meia hora depois bate a sede. Abro a gaveta dos talheres e a visão é nojenta: uma barata enorme passeia de um lado para outro. Arranco a gaveta do balcão e a entorno sobre a pia: garfo, faca, colher, abridor, martelo de carne, um monte. A menina berra do banheiro: um exército subia pelo ralo. Outra frente se forma a partir de uma fresta da porta. O guarda-louça é tomado de assalto pelas invasoras. Não há mais veneno. A mulher se exaspera. Contra a cidade, contra mim. A única saída é enfrentar os ortópteros. Com violência e sangue-frio, passo a esmagá-los. Uma meleca total. A lei diz que sobrevive o mais forte. Que seja eu.
Vencida a batalha contra as baratas, durmo três horas. Levanto e saio. A calçada cedeu. O buraco é grande. Armadilha para pedestre. O máximo que consigo providenciar é uma tábua para a passagem improvisada. Coisa feia. Necessário um caminhão de terra. Na volta do trabalho, encontro a mulher irada. O que é aquilo? Dentro de casa, o piso afunda nos dois quartos. De repente, podemos ser engolidos pelo chão.
No quinto dia, os rodapés podres cedem aos roedores. Os aposentos amanhecem cheios de buracos. Vou à veterinária comprar raticida. Seis pacotinhos. Cheiro ruim. Logo após o jantar, quase dormindo na frente da televisão, ouço gritarem Um rato! Na sala, o desgraçado some. Sonolento, viro o sofá de ponta cabeça. O bicho foge para o corredor. Do corredor para Para onde? A ideia da mulher é boa: isolar as portas de acesso a cada aposento. Quadro, caixa, tabuleiro de xadrez, qualquer coisa quadrada serve para reduzir o terreno invadido pelo inimigo. Movo o pesado guarda-louça com dificuldade. A mulher sobe numa cadeira. Olha, ali! Precisa gritar? O grito é meu, grito! O rato escapa do cerco, vai para um dos quartos. Apanho um cabo de vassoura. Deitado no carpete, vasculho debaixo da cama. O roedor tenta escapar como um raio. Estou ligado. Desfiro um golpe intuitivo, certeiro. O sangue esguicha do focinho. A mulher tem náusea ao ver o rato morto.
Algo vai mal. Minhas leituras são interrompidas com frequência. Não sei eleger o pior entre o roc-roc nos rodapés ou os impropérios da mulher. A saída é arrancar as madeiras carcomidas e preencher os vãos do piso (que cedera) com uma massa rica em cimento.
Quanto à mulher, não há dúvida: conduzo-a ao hospital com pressão alta. Diagnóstico: estresse, taquicardia.
ZELAYA GOLPISTA

sábado, 18 de julho de 2009
MANIA, MAGIA E MARCUSCHI
Não perdi a mania de fotografar igrejas. Isso não denuncia uma religiosidade inconsciente, negada pela razão. Salvo algumas exceções, penso que a igreja matriz é o que melhor identifica as cidades interioranas. No Paraná, fotografei as igrejas de Colombo, Paranaguá, Matinhos, São José dos Pinhais, Palmeira, Lapa, União da Vitória, Palmas, Francisco Beltrão, Cascavel, Fos do Iguaçu, Guaíra, Maringá (cuja torre tem mais de cem metros de altura), Guarapuava, Rio Negro, Curitiba... Em Santa Catarina: Joinville (parecida com a de Santiago), Blumenau, Florianópolis, Camboriú, Tubarão, Crisciúma, Lages, Porto União, Itapoá, Canoinhas, Mafra... Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Miranda, Forte Coimbra, Coxim... Outros lugares: Petrópolis, Poços de Caldas, Artigas... Quase cem fotos de igrejas. Na segunda e terça passadas, estive São Luiz Gonzaga para participar da competição de tiro de fuzil. Depois do treino controlado, fui ao centro da cidade para, mais uma vez, fotografar a igreja matriz (foto acima). Mais uma vez, visitei a Magia das Letras, uma livraria digna das grandes capitais, pela variedade dos títulos. Ao cumprimentar a atendente (e proprietária, certamente), perguntei-lhe se havia livros de Filosofia, mostrou-me uma prateleira exclusiva. Numa outra parte da estante, cresceu meus olhos para os livros de Linguística, especialmente Produção textual, análise de gêneros e compreensão, de Luiz Antônio Marcuschi. Provavelmente não encontraria esse livro no grande mercado da capital. Apenas na Internet. A senhora queixou-se da pequena margem de lucro com a venda de livro, um péssimo sinal para os leitores são-luizenses.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
COLUNA DO EXPRESSO DESTA SEXTA-FEIRA
OSMOSE VITAL
solda meus poros
a frio
,
por isso
tenho estas pálpebras
intumescidas
todas as manhãs
.
quando
pesados pés
me arrastam
para fora
.
onde a vida
é uma osmose
necessária
MESMOS PÉS
da minha infância
hei de
pisar outra vez
.
águas
e águas
me afogam
na (in)diferença
.
o eterno
retorno
a esperança
.
de hoje
me ver menino
com os mesmos pés
de ontem
quarta-feira, 15 de julho de 2009
sábado, 11 de julho de 2009
ANTIFUMANTE
sexta-feira, 10 de julho de 2009
ESPIGAS DE LUZ
a pomba arrulha
no meio das folhas
o sol no alto
amadurece
espigas de luz
.
nas pedras caducas
da duque
me equilibro
para ouvir
a pomba
e apanhar o sol
quarta-feira, 8 de julho de 2009
CULTURA(S)
EXTRAORDINÁRIO!
sábado, 4 de julho de 2009
CULTURA (ZERO HORA)
sexta-feira, 3 de julho de 2009
CÉU É UM FUNDO DE CAMPO
