segunda-feira, 29 de agosto de 2011

THOMÁS FORTES

O apagão de sexta-feira me pegou falando no imperativo categórico de Kant: "Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, por tua vontade, lei universal da natureza". Enquanto esperávamos o retorno da luz, uma jovem dos primeiros assentos me falou que estudava o filósofo no Colégio Thomás Fortes. Seu entusiasmo me chamou a atenção. Sentei-me a sua frente, e conversamos por alguns minutos. Perguntei-lhe o nome de sua professora de Filosofia e me coloquei à disposição para ir ao Thomás, falar sobre Kant ou qualquer outro pensador. Há 12 anos, convidado pela professora Jussara, palestrei sobre os pré-socráticos (os primeiros filósofos que olharam para o céu e perguntaram qual a substância primordial que constituía o Universo). 
Parabenizo esse colégio estadual, com destacada qualidade no ensino básico santiaguense. Parabéns, professora Vera Lúcia!

Nenhum comentário: