sexta-feira, 24 de julho de 2020

NIETZSCHE DISTORCIDO



       No livro Nietzsche para estressados, Allan Percy seleciona 99 sentenças do filósofo alemão e as transforma em autoajuda.
         Sem uma razão deliberada, rompi o plástico que protegia o volume (há alguns anos intacto) e o abri aleatoriamente para conhecer seu conteúdo. O primeiro excerto que leio no alto da página 24 é

As pessoas nos castigam por
nossas virtudes. Só perdoam
sinceramente nossos erros

         Não casualmente, um dos livros que releio nestes dias é Assim falou Zaratustra, em que a beleza e a sabedoria se encontram unificadas num texto sem comparação na história da filosofia. No discurso de Zaratustra, Das moscas do mercado, o sábio sugere a alguém com “ouvidos delicados” que se afaste do mercado, onde há o “barulho dos grandes atores e o zumbido das moscas venenosas”.
         A título de esclarecimento, os “ouvidos delicados” pertencem a alguém capaz de ouvir Zaratustra sobre a verdade de que o homem é algo a ser superado. Alguém propenso a ser um espírito livre. Os “grandes atores” são aqueles que falam para o povo, sacerdotes, pastores, políticos, filósofos, jornalistas... As “moscas” são os homens de rebanho, intolerantes à grandeza, ressentidos...
Salvo pequenas variantes de tradução (sem alterar o conteúdo), o excerto correto é

Eles te castigam por todas
as virtudes. Perdoam-te
sinceramente apenas – os erros

A distorção feita pelo autor de Nietzsche para estressados é considerável, a tomar em consideração as pessoas envolvidas no discurso. Há a substituição de “eles” (homens de rebanho) por “as pessoas”. Quem são essas pessoas? Mais grave ainda é a troca de alguém possuidor de uma qualidade que o distingue do povo (para quem se dirige Zaratustra), por “nós”. Quem são esses tomados pelo pronome nós (diferentes das pessoas que castigam)?
Esse “nós” do autor também comporta as pessoas acusadas de não tolerarem a virtude nos outros. Zaratustra diria que todas as pessoas envolvidas no excerto distorcido por Percy são eles, homens de rebanho, moscas do mercado. O próprio autor, que é coach, constituir-se-ia num barulhento grande ator, a representar para os leitores.

Nenhum comentário: