terça-feira, 28 de abril de 2020

TRÊS POSSIBILIDADES



      A Terra é esférica, à semelhança dos demais planetas do Sistema Solar. Não é mais uma hipótese, mas conhecimento irrefutável. Mesmo assim, pessoas se dizem terraplanistas, vangloriam-se até dessa crença bizarra. Segundo um levantamento recente, 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana.  
        Três possibilidades justificam essa percentagem elevada: ignorância, excentricidade ou insanidade mental. A maioria é de ignorantes, persuadidos por alguns excêntricos, que ganham a atenção dos meios de comunicação. Os insanos são poucos, perdidos num devaneio pseudocientífico.
             Entre os ignorantes, uns são ingênuos, nada sabem sobre o assunto, outros pensam que sabem tudo. Estes são orgulhosos para reconsiderarem a posição terraplanista. Entre os excêntricos, há os que defendem o terraplanismo com convicção e os que mudariam de ideia, mas não o fazem porque ganham certa notoriedade em defende-la. Entre os dementes, existem ignorantes e excêntricos, que já apresentam os sintomas da doença.
        As provas da esfericidade da Terra têm uma chance de convencer os terraplanistas ignorantes ingênuos. A humildade os torna mais receptivos ao conhecimento, contrário à crença que lhes foi possível a partir da falseabilidade dos sentidos. Os demais continuarão terraplanistas pelos motivos já considerados acima.
        O norte-americano Michael Hughes pode ser classificado como um excêntrico. Mad Mike construiu um foguete na Califórnia, com o qual pretendia subir 1.500 m acima do nível do mar, para provar que a Terra é plana. No dia 22 de fevereiro de 2020, o terraplanista de 64 anos morreu ao explodir com a sua engenhoca insana.

Nenhum comentário: