terça-feira, 28 de abril de 2020

LICÃO AOS TERRAPLANISTAS (I)



A ESFERICIDADE DA TERRA

       O longo caminho que a humanidade percorreu desde sua origem é orientado pelo conhecimento adquirido acerca do mundo, da natureza e da vida. O homem contempla o céu ensolarado ou pontuado de estrelas em dias e noites sucessivos, e pergunta “o que é?”, “como é?” e “por que é?” o universo fora (e dentro) de si.
       Os filósofos pré-socráticos, também considerados os primeiros físicos, formularam respostas com base em elementos originais – não mais oriundos da fabulação, da ação de algum deus. Tais elementos, terra, água, ar e fogo, foram considerados por Aristóteles1 inclusive, que determinaria um lugar natural para cada um deles. Outros pensadores, como Anaximandro de Mileto2, que disse ser o ápeiron (ilimitado) o princípio de todas as coisas, e Demócrito de Abdera3, que intuiu a existência do átomo, a denominá-lo de pequena substância infinita e eterna.
        No que concerne à cosmologia, a concepção do mundo ainda era geocêntrica para os gregos antigos. Tales de Mileto4, por exemplo, concebia a Terra como um disco achatado, a flutuar sobre a água. Esse primeiro filósofo também foi o primeiro terraplanista da civilização ocidental. Um século depois de Aristóteles, também geocentrista, todavia, nasceu Eratóstenes de Cirene5, que estudou na academia fundada por Platão6.
        Eratóstenes (matemático, poeta, filósofo, geógrafo e astrônomo) entrou para a história da evolução cognitiva por calcular a circunferência e o diâmetro da Terra. Desde então, 2,3 milênios antes do presente, a forma esférica do nosso planeta é irrefutável. O que é uma esfera? Objeto redondo, “cuja superfície apresenta pontos com a mesma distância do ponto interior central”7. Posteriormente, outros estudiosos precisariam a medição do globo terrestre.
        Segundo os cálculos de Eratóstenes, a circunferência terrena teria 40.000 quilômetros. Seu erro foi tão somente de 70 quilômetros. Para comprovar a medida dessa circunferência, um avião decola de qualquer aeroporto da Terra e sempre chega do outro lado do mesmo aeroporto (depois de voar 40.070 quilômetros em linha reta).
       No século XVI, Nicolau Copérnico8 comprovou a ideia de Eratóstenes e deslocou a Terra do centro do Sistema Solar para uma das órbitas planetárias que circundam o Sol. O heliocentrismo se constitui numa das maiores descobertas já realizadas pelo intelecto humano. Outras tantas ocorreram depois, principalmente no século XX, que não deixa a menor sombra de dúvida sobre o conhecimento já adquirido acerca do mundo, da natureza, da vida.

1.     Filósofo nascido em Estagira, na Trácia (384 – 322 a. C), criador da ciência empírica.

2.     Filósofo pré-socrático, nascido em Mileto (610 – 547 a.C), discípulo de Tales.
3.     Filósofo nascido em Abdera (460 – 370 a.C.), discípulo de Leucipo.
4.     Primeiro filósofo, nascido em Mileto (625 – 558 a. C.).
5.     Estudioso nascido em Cirene (276 – 194 a.C.).
6.     Filósofo ateniense (427/28 – 348/347 a.C.), fundou a Academia, escreveu diálogos.
7.     Dicionário de língua portuguesa de Evanildo Bechara.
8.     Monge, matemático e astrônomo polonês (1973 – 1543), escreveu De revolutionibus orbium coelestium. 

Nenhum comentário: