terça-feira, 28 de abril de 2020

LIÇÃO AOS TERRAPLANISTAS (III)


      
ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO DA TERRA

        A Terra é um planeta rochoso, a orbitar o Sol numa zona chamada Cachinhos Dourados, que propiciou o surgimento e a evolução da vida. A camada mais externa, a atmosfera, é formada por gases (nitrogênio, oxigênio, hélio, gás carbônico, entre outros), vapor d’água, microrganismos, poeira e fuligem. Abaixo da atmosfera, mares e oceanos formam uma camada líquida, a hidrosfera. Os continentes e ilhas são a parte emersa da crosta terrestre. Sob a crosta, o manto e o núcleo completam a estrutura da Terra.
       A Crosta é a parte sólida que envolve o planeta. Ela tem uma espessura que varia entre 5 e 70 km e se divide em grandes placas tectônicas. O Manto é constituído por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado pastoso chamado de magma. Sua espessura vai até 2900 km de profundidade, dividido em duas camadas: o Manto Superior e o Manto Inferior. O Núcleo é a parte central do planeta, também dividido: Núcleo Externo, líquido, de 2900 a 5150 km; e Núcleo Interno, sólido (devido à altíssima pressão), até 6378 km. Num corte completo do planeta, a crosta e o manto são mais ou menos circulares, a circundar o núcleo esférico.
      A crosta é composta por ferro, magnésio, silício, alumínio, oxigênio, cálcio, potássio e óxidos combinados. O manto é composto, principalmente, de ferro e silício. O núcleo externo é composto de ferro metálico e outros elementos, como enxofre, silício, oxigênio, potássio e hidrogênio; e o núcleo interno, composto de ferro e níquel. Os elementos acima citados representam a maior percentagem na composição do planeta, o que não exclui a existência de outros tantos, nomeados pela tabela de Dmitri Mendeleev1.

1. Dmitri Mendeleev (1834 – 1907), foi um químico e físico russo, criador da primeira versão da tabela periódica.
                   

Nenhum comentário: