sábado, 25 de outubro de 2008

SENTENÇAS SÁBIAS

Nos anos cinqüenta, entre os colunistas do jornal santiaguense A COCHILHA (sic), chamou-me a atenção N. J. Seixas. O título de sua coluna era Sentenças Sábias, que consistia em uma série de sentenças, condensadas e numeradas por ele. A seguir, transcrevo o publicado na edição nº 46, de 18 de agosto de 1956:
1 – Não existe religião mais elevada do que a verdade.
2 – Aqueles que, em nome de erros tradicionais, de falsos dogmatismos, se opõem à livre investigação da verdade, conspiram contra a dignificação da humanidade.
3 – Nada se deve aceitar antes de comparar fatos com fatos, idéias com idéias, doutrinas com doutrinas.
4 – Aderir conscientemente àquilo que convém aos nossos interesses materiais, como fazem muitos incrédulos, que fomentam a religião para domesticar os pobres, equivale a renegar toda moral.
5 – Arautos de um ideal são aqueles que não emudecem ante a hostilidade dos rotineiros; apóstolos são aqueles que não acomodam a sua conveniência a vis necessidades de aproveitamento pessoal.
6 – A obra e o exemplo dos idealistas e dos apóstolos da verdade sobrevivem através dos séculos, aumentando o patrimônio moral da espécie humana.
7 – O progresso moral não é senão o triunfo da verdade sobre a superstição.
8 – O que é a procura da VERDADE? É o desejo da verdade lógica, na ciência; é o desejo da verdade estética, na arte; é o desejo da virtude, na moral; é o desejo da justiça, no direito.

Nenhum comentário: