A palavra é nova no âmbito da Educação e da Linguística. As primeiras ocorrências dela estão nos livros No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de Mary Kato (1986); Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso, de Leda Verdiani Tfouni (1988); Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita, de Ângela Kleiman (1995). A partir desses títulos, infere-se a origem acadêmica da ressignificação do termo. Há registro anterior em Caldas Aulete, com a acepção de "escrita" simplesmente. Segundo Magda Soares, letramento significa o "estado em condições de quem responde adequadamente às intensas demandas sociais pelo uso amplo e diferenciado da leitura e da escrita". Algo mais que alfabetismo, processo que capacita o indivíduo a ler e escrever. Exemplos de letramento: o estudo em sala de aula, a redação de um jornal, o blog. (Do menor para o maior emprego da tecnologia digital.)
E LITERATURA
Por que escrevi sobre letramento no tópico acima? Qual a ligação de letramento e Literatura? Toda ligação, quase impossível de defini-la em causa e consequência. Ao mesmo tempo que é válido dizer que a Literatura leva ao contato e evolução do letramento, também o é dizer que o letramento conduz à Literatura (em seu sentido lato). Para mim, esta é uma das funções sociais mais elevadas da Literatura, ela mesma como um produto social: fazer dos leitores escritores (de fato ou potencial), capazes de assumir a condição de sujeitos do discurso. A propósito, essa condição é fundamental para o pleno exercício da cidadania, que ainda é limitada em países atrasados (como o Brasil), pelo analfabetismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário