Hoje o Zero Hora publica uma ampla reportagem com o título "BOLETIM VERMELHO. Enem acende alerta para a sala de aula. Mais de 60% das escolas do Estado ficaram abaixo da média nacional".
A propósito, no meu tempo de estudante de 1º e 2º graus a nota vermelha era vergonhosa, humilhante. Em 1973, no então Colégio Polivalente, havia uma competição pelas notas mais altas. Pelo que sei, hoje não há mais essa competição, e o aluno que se destaca é visto com maus olhos pelo grupinho do fundo. (Nesse grupo estudou o comentarista anônimo que comentou a postagem abaixo, acusando-me de contradição.)
A média nacional é 51, o que permite dizer que as maiores escolas públicas de Santiago encontram-se abaixo da média, com nota vermelha. Sugeri abaixo que os diretores eleitos ou reeleitos têm o objetivo moral de elevar os próximos resultados ao âmbito azul. Acima da média, a Escola da URI e Medianeira.
Todas as análises da péssima qualidade do ensino no Brasil apontam as mais diversas causas, menos uma (que existia em todas as escolas dos anos setenta): a disciplina. Não há mais disciplina dentro das escolas, ambiente que sofre a constante pressão extramuro.
Na relação das dez melhores escolas públicas do Rio Grande do Sul, por exemplo, aparecem o Colégio Militar de Porto Alegre e o Colégio Militar de Santa Maria. Por que? A resposta inclui obrigatoriamente a disciplina. Dos alunos, dos professores, dos pais.
Significado de disciplina (extraído do Houaiss): obediência às regras e aos superiores; regulamento sobre a conduta dos diversos membros de uma coletividade; ordem.
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