domingo, 4 de julho de 2010

LEITURA CRÍTICA

O Zero Hora deste domingo traz esse anúncio na página 23. O leitor acrítico, caso se detenha a ler a frase, há de dar um sorriso imperceptível antes ao virar a folha, mais ou menos reconfortado com a mensagem. Jamais a questionará, todavia. Ele necessita disso mesmo. O anúncio atingiu o objetivo em cheio, ao anunciar os principais patrocinadores da Rede e adiantar um prognóstico maravilhoso. O sorriso de satisfação desse leitor ao virar a página prova que sua autoestima está assegurada, não obstante a proximidade da "tragédia".
O jornalismo e a publicidade enriquecem graças a esse tipo de leitor.
Uma leitura crítica, ainda que não realizada por um fundamentalista (daqueles que não tomam Coca-Cola por uma questão ideológica), facilmente perceberá o engodo da mensagem. No sentido figurativo, "engodo" significa "falsa atitude de lisonja, de adulação". A linguagem coloquial, do tipo "ganhar... vai ser", já tem o propósito de conquistar a atenção da massa acrítica.
O Hepta não seria ainda melhor?
Em que se fundamenta o pretenso favoritismo do Brasil para a próxima copa? Pela campanha na África do Sul? Pelo fator local? Em 1950, perdemos em casa para o Uruguai. As seleções da Alemanha, Holanda, Espanha, Argentina, entre outras, não perderão a condição de favoritas também.
(continuo mais tarde)

Nenhum comentário: