sábado, 24 de agosto de 2013

PETER SINGER (MAIS UMA VEZ)

Esta é a décima segunda postagem que faço neste blog em que cito PETER SINGER, filósofo australiano que virá ao Fronteiras do Pensamento (segunda-feira, 26). Em 2002, li com atenção o livro Ética prática, desse filósofo.
Perguntado pelo ZH como as nações que lutam parar tirar as pessoas da linha da pobreza podem lidar com as necessidades de crescimento e ao mesmo tempo responder às demandas pelo desenvolvimento sustentável, Singer responde:
"É óbvio que as nações em desenvolvimento querem diminuir a pobreza. Mas devem fazer isso tendo em vista o quadro maior. Não há sentido em reduzir a pobreza nesta geração e deixar as próximas voltarem à pobreza ou até a uma situação pior devido às mudanças climáticas".
Penso que não apenas às mudanças climáticas nossos descendentes viverão um futuro bem diferente de como vivemos o presente. Diferente em decorrência de um quadro de insustentabilidade que há de se agravar doravante.   
Não é só em relação a Peter Singer que me considero um leitor solitário na Terra dos Poetas. Para não fugir ao tema, cito James Lovelock. Nunca ouvi qualquer referência ao grande guru da Ecologia, mestre de José Lutzenberger. 

Nenhum comentário: