segunda-feira, 4 de outubro de 2021

CANANÉIA

    Cananéia é o município mais meridional do estado de São Paulo, cuja sede dista 265 km da capital paulista. A vila de Maratayama (hoje Cananéia) fora visitada por Martim Afonso de Sousa em 1531, antes da fundação de São Vicente em 1532, oficialmente a povoação mais antiga do Brasil. Na falta de documentação comprobatória da precedência efetiva, Cananéia ficou sem essa honraria histórica.

        No centro velho de Cananéia, as casas ainda conservam o estilo arquitetônico do período colonial. As ruas são muito estreitas, dando passagem a apenas um automóvel. A avenida Beira Mar é a mais movimentada, com restaurantes, bares, pizzarias e vendedores informais, que atendem os turistas de final de semana. Rampas e escadarias dão acesso ao cais de onde zarpa a balsa para Ilha Comprida.

        O melhor passeio é andar de barco ou voadeira pela Baía dos Golfinhos até a Ilha do Cardoso. Por incrível que pareça, na Baía dos Golfinhos há golfinhos realmente. Eles fazem piruetas a dez metros da embarcação, em dupla ou trio, facilmente captáveis pelo clique fotográfico. A Ilha do Cardoso é uma reserva natural, com um núcleo de estudos ecológicos.

        A região produz uma árvore popularmente chamada de cataia, cuja folha entra na composição de uma bebida alcoólica muito apreciada, a cachaça de cataia. Quem vier à Cananéia precisa provar dessa cachaça, enquanto espera por um camarão, robalo, betara, siri, entre outros pescados. A gastronomia é um dos itens indispensáveis na agenda do turista, bem como o conhecimento do lugar (atestado por esta crônica).    

Nenhum comentário: