O primeiro passo consiste em responder o que é poesia. Inicialmente, muitos dizem que é a expressão da alma, sentimento... Algo muito amplo, muito vago. Por isso, nem falso nem verdadeiro.
Como 2º PASSO, proponho o seguinte estudo:
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Cantiga de amigo
(Estevão Coelho - trovador galego-português)
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Sedia la fremosa seu sirgo torcendo __ __ __ __
sa voz manselinha fremoso dizendo __ __ __ __
........cantiga de amigo.
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Sedia la fremosa seu sirgo lavrando __ __ __ __
sa voz manselinha fremoso cantando __ __ __ __
........cantiga de amigo.
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- Par Deus de Cruz, dona, sei eu que avedes
Amor mui coitado que tam bem dizedes
........cantiga de amigo.
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Versão atualizada dessa cantiga:
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Estava a formosa a seda torcendo __ __ __ __
sua voz mansinha formosa dizendo __ __ __ __
........cantiga de amigo.
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Estava a formosa a seda lavrando __ __ __ __
sua voz mansinha formosa cantando __ __ __ __
........cantiga de amigo.
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- Por Deus, dona, amores vos fazem sofrer,
tão sentidamente vos vejo dizer
.........cantiga de amigo.
...
1 - Destaque as vogais tônicas dos versos com traçados ao lado do poema em galego-português e da sua versão atualizada.
2 - Perceba o hábil arranjo de sons agudos (e, i) e graves (a, o, u) desses versos que Murray Schafer* chamou de "bracelete de encantamentos vocais"
3 - O jogo (a simetria) desses sons se repete na versão atual?
4 - Substitua o termo "manselinha" pelo sinônimo "amorosa", por exemplo, O timbre do termo empregado pelo poeta funciona como um talismã fonológico, quebrando a monotonia dos outros sons (de acordo com Armindo Trevisan). A versão não consegue preservar a magia do texto original, entre outras razões porque priva da oposição dos sons graves e agudos.
* Raymond Murray Schafer (Canadá, 1933), compositor, escritor, educador musical e ambientalista. É autor do livro A afinação do mundo.
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Em seguida, distribuo os seguintes textos para leitura:
"No livro A poética do devaneio, Gaston Bachelard afirma que um excesso de infância é o germe de um poema. Para ele, as imagens de infância realizadas por um poeta remetem a um núcleo de infância que permanece em nós, uma infância que, embora apareça como história toda vez que a contamos, só possui uma existência real quando a iluminamos em sua existência poética".
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XIX
(Manuel de Barros - O livro das ignorãças)
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O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a
imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás
de casa.
Passou um homem depois e disse: Essa volta que o
rio faz por trás de sua casa se chama enseada.
Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que
fazia uma volta atrás de casa.
Era uma enseada.
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Acho que o nome empobrece a imagem.
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Para completar o 2º Passo, solicito que refaçam o conceito de poesia, fundamentando-se no pequeno estudo de Cantiga de amigo, em Bachelard e no poema de Manuel de Barros. Antes disso, porém, falo do que significa "entrar na toca do coelho", alusão ao livro/ filme Alice no País das Maravilhas.
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