segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

FRASES DO EXPRESSO ILUSTRADO

Uma das seções mais lidas do EI, o que justifica sua editoração na segunda página (ao lado da coluna da Sandra Siqueira), consiste em repercutir discursos de personalidades conhecidas. 
Na última edição, foram transcritas frases de Antônio Bueno (ex-vereador do PT e bancário), Guilherme Bonotto Behr (pré-candidato a prefeito por uma das oposições) e Haroldo Pouey (secretário municipal). 
Conhecendo os editores do jornal, sob a direção do João Lemes, penso que há a intenção de provocar o leitor com as frases publicadas. 
Da parte que me cabe, interpreto o que disse o Antônio como um preconceito petista, ou uma falácia de generalização apressada (do tipo "fato isolado"); o que disse o Guilherme, como uma contradição (ou discurso da raposa ante as uvas verdes); e o que disse Haroldo, como uma demagogia.
Frase do Antônio:
"'Ocupação dos hotéis é 35% maior em 2016 no Carnaval', diz jornal do Rio. 'Conseguir casa na praia, só com muita sorte. Vaga na orla? Tem que chegar cedo!'. Reafirmo: desliga a TV que a crise acaba". 
A crise não existe?
Desvalorização do Real, inflação, desemprego, aumento da dívida pública... são invenções da imprensa (golpista)? No mínimo, outros hotéis deveriam ser consultados, principalmente fora dos pontos turísticos.
Frase do Guilherme:
"Não há desforra! Saí do PP porque quis. Meu objetivo não é político. Não quero tirar o PP do poder, mas prestar um serviço que melhores pra todos".
Como prestar seu serviço (elegendo-se prefeito) sem tirar o PP?
A frase do Haroldo:
"Quem gasta mais, paga mais; quem gasta menos, paga menos; e há os que não pagam nada".
Iluminação pública não é distribuída de forma equitativa para todos os munícipes, indistintamente. Quem gasta mais em casa paga mais a iluminação da rua? Não há lógica nessa fórmula, usada em certas políticas do governo federal. 
Se foi a intenção do jornal provocar o leitor, acertou em cheio mais uma vez. Parabéns Expresso Ilustrado! 


Nenhum comentário: