quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS


      O ano era 1981. O mês, fevereiro ou março. O dia? Esse último dado já foi eliminado por Cronos. O quando está abaixo de o como e o porquê, na medida em que se representa por um número. Não por uma vivência, por uma emoção.
          Em tarde de verão, embarquei no último trem entre Santiago e Porto Alegre. Triste por deixar os meus parentes e amigos, minha terra. Difícil partida com o coração mais pesado que a mala. Entre os papéis escassos, todavia, uma carta de recomendação do doutor Lang. Ela me apontava, naquele momento, uma referência no mundo desconhecido que me envolveria no final da linha. O sonho com as artes plásticas dependia de um emprego na Capital. Princípio de realidade e princípio de prazer (necessariamente nessa ordem).
          Com a melhor roupa (ainda modesta para entrar no edifício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul), compareci ao gabinete do deputado para quem se endereçava a dita carta. Mal recebido por um assessor na primeira sala, esperei sentado por outro assessor da sala seguinte. Até hoje não sei quantos assessores e salas constituem um gabinete de deputado estadual. A carta foi levada à terceira sala. Talvez à quarta. Depois de uma hora, o assessor da primeira sala (o menor na hierarquia dos assessores) me entregou o nome do meu possível empregador: Sistema Nacional de Emprego.
          Um misto de humildade e ignorância me impediu de entender o que significava tal encaminhamento. Por isso, fui ao SINE, onde entrei numa fila quilométrica. Pior: não havia vaga para auxiliar de escritório. Também não me recordo se preenchi uma ficha no balcão, a entrar para uma lista de espera. A necessidade me obrigou a procurar trabalho nos classificados dos jornais.  
          Décadas passadas, ainda não corrompido pelo mal que espreita desafiadoramente os homens de bem, compreendo o logro de que fui alvo na Assembleia Legislativa num dia qualquer (já eliminado por Cronos), fevereiro ou março de 1981.

Nenhum comentário: