domingo, 6 de janeiro de 2019

REALIDADE ZOMBETEIRA


A Livraria Saraiva do Shopping Mueller – o mais antigo centro de compras em Curitiba – acaba de fechar suas portas. A empresa anunciou o mesmo destino para outras dezenove lojas em lugares diferentes do Brasil.
A despeito de ser uma surpresa desagradável para mim (seu cliente assíduo), o fato era previsível em razão do movimento escasso dentro da loja. Mais livrarias desta capital, diga-se de passagem, resistem ao fechamento (imposto pelas leis básicas do mercado) a muito custo.
A queda na venda do livro não é de hoje, já possui um histórico dentro e fora do país. Em Porto Alegre, por exemplo, livrarias conhecidas deixam de existir desde o século passado (como a Globo). Nas duas viagens que fiz a Buenos Aires, observei um vazio estranho dentro dos endereços tradicionais (como a Librería de Ávila, a mais antiga da América). El Ateneu é uma exceção, transformada em ponto turístico em vista de sua beleza e do café (no palco do teatro antigo Gran Splendid).
A crise econômica (aqui e lá) atinge a cultura de um modo geral, não apenas editoras e livrarias. Outras causas são determinantes, todavia, para a depressão do mercado livreiro.
A mais relevante delas é evidente no fato de que as pessoas leem qualitativamente menos, malgrado o letramento digital. O número de retiradas nas bibliotecas públicas é cada vez menor (coerente com a diminuição de clientes nas livrarias). Por que a menor recorrência aos livros, repositórios inigualáveis do conhecimento estabelecido pelos cientistas e pensadores de todos os tempos?
As tecnologias da chamada Terceira Revolução Industrial, como PCs, Smartphones, Wi-Fi, 3G e 4G Wireless, por um lado, possibilitam o acesso aos conhecimentos disponíveis na Internet, por outro, no entanto, usurpam o tempo antes destinado à leitura de impressos, como livros, revistas e jornais. Notadamente as redes sociais, com seu poder açambarcante, não contribuem para a evolução intelectual de seus usuários. A prova disso vem sendo sistematicamente verificada nos últimos anos, a cada exame realizado em âmbito nacional.
A propósito, sem retomar a necessidade de leitura de obras científicas, filosóficas ou literárias, todo programa educacional está fadado ao fracasso. O aluno deve ler mais, o professor deve ler mais, a sociedade deve ler mais. Infelizmente, a realidade parece zombar dessa imposição (inclusive com o fechamento de livrarias).

Nenhum comentário: