segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SAUDADE E EXPECTATIVA


A viagem se torna melhor ao reconhecer a importância das pessoas que dividem comigo os mesmos espaços dentro do trem que conduz a todos os vivos. Esse reconhecimento ocorre desde que alcanço um grau superior de empatia, de outridade.
       Infelizmente, as paradas se sucedem ao longo do itinerário reto ou tortuoso que segue a vida, onde e quando desce alguém que me acompanha há mais ou menos tempo. Sua ausência é logo sentido com uma intensidade que o esquecimento é incapaz de preenchê-la ou ao menos mitigá-la por meio de mecanismos psicológicos, como a crença em vida-além, racionalizações, deslocamentos etc.
       A saudade daqueles que deixaram de viajar comigo não cede com a passagem dos anos. Malgrado saber acerca da impermanência de tudo, penso e sinto que desceram um pouco cedo, antes de vivenciarem mais a tão merecida felicidade.
       O exemplo da minha mãe é muito doloroso. O choro que ainda emerge nos olhos, todavia, em nenhuma vez foi motivado pelo sentimento de desamparo, eu sem a minha mãe. Sempre a justificar meu lamento, tenho a impressão de que ela poderia continuar a viagem, com a minha companhia (e com os demais que lhe eram queridos).
       Dona Dalva encima uma lista de nomes que cresce a cada estação: (avós) Firmino, Dorilda, Camilo e Maria; (tios) Mário, Cela, Dono, Moça, Ladi, Gentil, Dilo, Lili, Raul, Antônio, Cema, Diolindinha, Antenor, Gelindo e Ana; outros parentes, amigos e conhecidos. Certamente, em alguma das paradas futuras, passarei a fazer parte dessa relação.
       Natal, que impressionou deveras minha infância, era especial e também inesquecível. O ano de 1973 marcou o fim de sua viagem, quando fui estudar na cidade. Ele vinha do outro lado do rio, com a mala de garupa cheia de bergamotas grandes e doces. Alcoolizado e faminto, ensinava a todos que o melhor prato era exatamente o servido a ele fora de hora pela minha mãe: feijão, arroz e ovo frito. No dia seguinte, completamente bom, trabalhava no cultivo da horta ou do roçado. Aos domingos, levava-me para pescar no Rosário ou para procurar enxus gordos de mel nos capões e matas do rincão. O antirracismo foi outra coisa que aprendi com Natal, em razão da cor de noite da sua pele e da clareza meridiana de sua alma. Especial e inesquecível.
        A viagem continua – para a felicidade minha e dos demais. A companhia é que nos faz mais felizes. Alguém poderá descer numa próxima estação – o que é sempre lamentável. Todavia, há uma grande expectativa para saber quem subirá, quem viajará ao nosso lado.

Nenhum comentário: