quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

DEUS É NECESSÁRIO (NA VISÃO DE UM SECULARISTA)



A humanidade tornou-se possível pela criação de deuses que a justificassem ab origine. Independentemente do isolamento entre os sítios em que ela se desenvolveu nos primeiros milênios, antes que a civilização os unificasse natural ou forçosamente, o homem necessitava dos deuses.
Em primeiro lugar, para responder pela natureza de tudo o que existia, principalmente dele próprio. Assim foi na Suméria, no Egito, na Assíria, na Grécia, na Escandinávia, na América (com os astecas, os incas, os tupis-guaranis, entre outros povos). O raio (descarga elétrica), por exemplo, não tinha uma explicação por sua ocorrência até ser associado à manifestação de um deus, que o manipulava ao bel-prazer, geralmente contra os humanos.
A observação acima (contra os humanos) responde por outra necessidade dos deuses: o controle do grande grupo. Sem as divindades, não seriam viáveis as primeiras cidades mesopotâmicas, a ordem moral em todas as sociedades espalhadas nos diversos pontos do planeta.
Mais tarde, na Grécia, o mito de Prometeu representa a reação humana aos seus deuses, tornando-os desnecessários na organização da cidade-estado. A filosofia e a ciência começariam a fazer novas perguntas e a respondê-las satisfatoriamente sem a variável divina.
Numa outra região a oriente, todavia, consolidava-se um deus único e poderosíssimo: Yaw, ou YHWH. Esse deus reunia as características atribuídas a deuses diversos. A despeito da grandiosidade de YHWH, apenas uma pequena nação (recém-formada pela reunião de doze tribos) o cultuava religiosamente.
O deus de Israel, exclusivista, não teria dominado a civilização ocidental caso não sofresse uma epifania, uma humanização por intermédio do maior de todos os sentimentos: o amor.
Eureca! Um deus do amor passava a ser a grande criação que faltava na exausta capacidade dos homens. Deus não mais explicaria a natureza física, o Universo visível, na medida em que a ciência o faria verdadeiramente. Um deus vivo, dentro e fora do homem, foi o achado memético dos primeiros cristãos, a dar universalidade a YHWH (que passou a ser identificado simplesmente como Deus).
Segundo a crença estabelecida pelo Cristianismo, Deus responde pela união entre os homens no enfrentamento dos males que vicejam no mundo. Sem amor, a humanidade corre o risco de apressar seu fim. Deus é necessário.

Nenhum comentário: