terça-feira, 12 de dezembro de 2017

COMENTÁRIOS (IM)PERTINENTES

APORIA POLÍTICA

Sou de direita. Penso e defendo um Estado mínimo. O Estado, como se apresenta no atual momento histórico, caminha a passos largos para a bancarrota (ruína, falência, quebra). Ao terceirizar alguns serviços essenciais, as empresas contratadas planejam faturar dez vezes mais que o justo (em razão de seu cliente ser exatamente o Estado). Isso resulta num maior gasto aos cofres públicos. Qual a solução?


COLETA DE LIXO
Santiago já exemplifica o dilema exposto acima. O município não mais tinha condições de coletar e tratar todo o lixo produzido na área urbana (um exagero que responde pelo consumismo desenfreado). A alternativa foi terceirizar, repassando para os munícipes uma taxa para cobrir a nova despesa. O que poucos onerados sabem é que entrará em vigor um aumento exorbitante dessa taxa, mais exatamente 33%% para as coletas residenciais e 140%% para as coletas comerciais.


RODOVIAS E ESTRADAS
O aumento de taxas e impostos é tão somente uma das provas de que o Estado (em todos os âmbitos) se encontra em crise. As rodovias e estradas da nossa região também comprovam a ineficiência (pela péssima gestão) ou impotência (pela falta de recursos) do estado do Rio Grande do Sul e do município de Santiago. A RS-377 entre Santiago e São Francisco de Assis, mais exatamente entre a entrada para Vila Kraemer e Picada do Padre, está quase intransitável, forçando muitos condutores de veículos a fazer a volta por São Vicente. As estradas do interior santiaguense são empedrados naturais, coisa que nunca aconteceu em administrações passadas.  


Nenhum comentário: