quinta-feira, 20 de julho de 2017

MAIS SEGURANÇA...

A maioria dos noticiários nestes dias, ou divulgam dados cada vez mais surpreendentes das falcatruas em que se metem nossos políticos, ou remexem mais uma vez na ferida causada pela violência (que sangra incoagulável em nosso tecido social).
De uma forma análoga aos crimes do “colarinho branco”, cometido por altos funcionários contra a própria República, aumenta o crime violento, cometido por indivíduo ou súcia endiabrada contra outro indivíduo (contra a própria sociedade).
A exigência por segurança constitui uma unanimidade nacional. Mais policiais nas ruas surge como medida imediata ao alcance do Estado. Quantos policiais serão necessários para que os cidadãos se sintam em segurança afina? Mil, dez mil, cem mil, um milhão?
Essa política, no entanto, combateria a criminalidade por suas consequências, não por suas causas. O Estado, que existe para organizar a sociedade, propiciar-lhe muito mais que segurança, fracassa primeiramente nas políticas que combateriam a criminalidade por suas causas.  

Nenhum comentário: