terça-feira, 14 de março de 2017

OUTRO PARÁGRAFO ESCLARECEDOR

A História é maravilhosa, na medida em que esclarece sobre o passado obscurecido pelo tempo. Os mitos se dissolvem, e a realidade se desvela sob a luz do conhecimento.
Abaixo, transcrevo um único parágrafo da obra de H.G. Wells:

Não há nenhuma espécie de animal terrestre no mundo, como não há nenhuma qualidade de planta terrestre, cuja estrutura não seja essencialmente a de alguma espécie aquática que se tenha adaptado, por meio de modificações e diferenciações, à vida fora da água.

         Eis a descrição científica do fato: a vida animal e vegetal teve origem no mar, na água. Nada mais verdadeiro.
         A maioria que acredita em mitos acha um absurdo o homem ter evoluído do macaco, porque tal evolução nega o princípio divino da criação ex nihilo. O que dirão eles ao saber que parte do DNA humano nadava há mais de 300 milhões de anos?

         Já me cansei de ouvir o que dizem os cristãos, por exemplo. Independentemente das descobertas científicas (a prova dos nove), continuarão a acreditar no mito bíblico.

***

(Desde 1981, tenho lido incansavelmente sobre muitos assuntos, entre os quais religião. Iniciei com Krishnamurti, livre-pensador que releio até hoje, Freud, Erich Fromm, Nietzsche, entre outros. Como abandonar o conhecimento que adquiri com as leituras e observando a realidade, o grande laboratório para a sabedoria?)

Nenhum comentário: