quarta-feira, 29 de março de 2017

CONTRADIÇÃO, HIPOCRISIA...

Um observador atento há de perceber (sem julgamento ético) a contradição entre o discurso e a prática de certas pessoas que adquirem a condição discursiva. 
Ambientalistas que defendem o meio ambiente, mas usam muita água em suas piscinas no verão e muita lenha em suas lareiras no inverno.
Católicos que defendem o valor da família, mas têm ou tiveram amante, filho com a amante. Evangélicos que carregam a Bíblia debaixo do braço e não se cansam de falar em Jesus, mas querem enriquecer materialmente, ignorando um dos melhores ensinamentos do profeta: "Ninguém pode servir a dois senhores...".
Teístas que creem num deus infinitamente bondoso, mas querem a pena de morte, como forma de o estado debelar a violência crescente em nossa sociedade.
Pessoas que defendem os animais, mas comem sua carne com incontrolável gula. A propósito, cães e gatos são amados por que não se transformam em pratos deliciosos, ou não se transformam em pratos deliciosos por que são amados?
Cidadãos que defendem a moralidade na política, severos juízes dos corruptos, mas fazem negócios lucrativos ludibriando os outros.
Homens e mulheres que condenam o machismo, mas não escondem suas posturas despudoradamente machistas. Idem em relação ao racismo. 
A relação de casos é imensa, capaz de enfastiar o observador, que volta em silêncio ao seu retiro intelectual. 

Nenhum comentário: