quinta-feira, 2 de março de 2017

ALGUNS COMENTÁRIOS INCONVENIENTES

AFETAÇÃO
Certo pastor evangélico (conhecidíssimo em nossa cidade) descrevia deus em seu programa de rádio. Entre os atributos do divino, ele enfatizou o poder e a suscetibilidade. O exemplo para esta última não poderia ser mais antropomórfico: o pai que orienta seu filho para o bem não vai gostar de ser ignorado, contrariado... Deus é assim (e assado), segundo o pastor, o que prova a criação dessa entidade sobrenatural à imagem e semelhança do homem.

ESPIRITUALIDADE
Meu interlocutor, recém-ingresso na Maçonaria, insistia que o homem necessita de espiritualidade (uma maneira de ser quase perfeita, na medida em que lapida a “pedra bruta”, blá-blá-blá). Para ele, espiritualidade é transcendência mística, religiosidade, e todo racional é frio, egoísta... Minha vontade imediata nesse ponto foi de encerrar a conversa. Idealização e preconceito a exigirem estatuto de verdade. Conheço a organização maçônica por intermédio de seus adeptos, pessoas cujo caráter deixa a desejar, mais egoístas e frios (nos negócios e nos relacionamentos) do que os racionais, ateus por excelência.

ESPIRITISMO
Outro interlocutor, recém-ingresso no espiritismo, exige-me argumentos que provam a não existência de deus, alma eterna, reencarnação etc. Como resposta, pedi-lhe que estudasse História Natural, mais especificamente o evolucionismo. A evolução da vida neste planeta desmistifica todos os mitos de divindades (elaborados pela fantasia humana). O Livro dos Espíritos, não tenho a menor dúvida, constitui uma engambelação bem articulada, falsamente intelectualizada, uma mentira com estatuto de verdade (que ainda faz igreja).

Nenhum comentário: