quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

...


Proposta de aula redacional



            A maioria dos concursos no Brasil continua a exigir conhecimentos linguísticos (da gramática à produção textual). O caráter eliminatório da redação obriga o candidato a se preparar para elaborá-la, de acordo com um dos modelos pensados para o gênero.
            O ensino regular não tem sido suficiente para o preparo técnico e prático do estudante, forçando-o a frequentar aulas particulares, ministradas pelos próprios professores da escola básica algumas vezes. Independentemente do método que eles utilizam em sala, ainda falta a contrapartida necessária do aluno: leitura, acesso aos temas que demandam reflexão. Ao se inscrever para um concurso, todavia, o candidato corre atrás das mídias que disponibilizam textos sérios, onde se encontra registrada a descrição correta dos fatos, a abordagem reflexiva ou o conhecimento consagrado pela ciência sobre determinado assunto.
            Em vista do exposto acima, resolvo lançar mão de minhas páginas digitais (Blog e Facebook), nas quais poderei oferecer algumas dicas para a produção de textos dissertativos, especialmente a redação para concursos.

Nenhum comentário: