domingo, 25 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS DIVERSOS

O pessoal fala muito em deus, deus pra cá, deus pra lá, mas não vejo foto dele (ou de seu único representante encarnado).
Não faltam fotos de comida, muita comida, muita bebida, muitas selfies, muitas mensagens bobas.
O Natal se seculariza, pelos hábitos daqueles que se dizem religiosos.

***

O NATAL foi introduzido no Cristianismo pela Igreja Católica, a partir de uma festa sabidamente pagã. A data hoje continua repleta de paganismos, como a figura do Papai Noel. O consumismo enlouquecido associado ao espírito natalino, mais que os elementos pagãos, e o processo de secularização serão responsáveis pelo fim da religiosidade que subsiste ainda no Natal.

***
O Uruguai é o país mais adiantado da América Latina, mais educado, mais seguro. IDH mais alto. Apresenta o maior índice de ateus, o que prova ser a moralidade anterior à religião, independente desta. Para responder à preocupação de um personagem de OS IRMÃOS KARÁMAZOV, de Dostoievski, sem deus tudo é possível, óbvio, inclusive a ordem, a decência humana. O Brasil é preponderantemente religioso e...

***


HÁ UM PROCESSO CIVILIZACIONAL em curso no Ocidente: a secularização. O que é a secularização? É a transformação ou passagem de coisas, fatos, pessoas, crenças e instituições, que estavam sob o domínio religioso, para o regime leigo. Esse processo é irreversível, mas as religiões se agarram em seus esteios dogmáticos (fixos no sobrenatural).

Nenhum comentário: