segunda-feira, 19 de setembro de 2016

TU E ELE - IMPERATIVO

O imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou avisoO anúncio publicitário e a receita são dois exemplos de gêneros textuais que empregam o verbo no modo imperativo.
A dúvida mais comum ocorre entre tu e ele, respectivamente, 2ª e 3ª pessoas do singular. 

Imperativo Afirmativo:
canta (tu)
cante (ele, você)

Imperativo Negativo:
não cantes (tu)
não cante (ele, você)

Todos os verbos da 1ª conjugação mantêm o modelo acima. A 2ª pessoa do singular, no afirmativo, vem do presente do indicativo (cantas, sem o s). No negativo, vem do presente do subjuntivo (cantes).

Imperativo Afirmativo:
Escreve (tu)
Escreva (ele, você)

Imperativo Negativo:
não escrevas (tu)
não escreva (ele, você)

Todos os verbos da 2ª conjugação mantêm o modelo acima. A 2ª pessoa do singular, no afirmativo, vem do presente do indicativo (escreves, sem o s). No negativo, vem do presente do subjuntivo (escrevas).

Imperativo Afirmativo:
parte (tu)
parta (ele, você)

Imperativo Negativo:
não partas (tu)
não parta (ele, você)

Todos os verbos da 3ª conjugação mantêm o modelo acima. A 2ª pessoa do singular, no afirmativo, vem do presente do indicativo (partes, sem o s). No negativo, vem do presente do subjuntivo (partas).

Os verbos em que a letra z aparece no final do radical, como dizer, fazer, trazer, introduzir, reduzir, traduzir etc., há duas formas para a 2ª pessoa do Imperativo Afirmativo:
diz ou dize (tu)
faz ou faze (tu)

Para lembrar:
cantA (tu)
escrevE (tu)
partE (tu)

O verbo pôr e seus derivados são considerados de 2ª conjugação, evoluíram de poer, cuja vogal temática e desapareceu no infinitivo impessoal.
Imperativo Afirmativo:
põe (tu)
ponha (ele, você)

Imperativo Negativo:
não ponhas (tu)
não ponha (ele, você)

Nenhum comentário: