quinta-feira, 8 de setembro de 2016

EVANGÉLICOS VERSUS EVANGÉLICOS

Na página 162 de meu Considerações neoateístas, publico "Sunitas versus Xiitas", que passaram a se atacar, agora por uma causa mais política que religiosa (malgrado a religião do Islã constitua a causa primeira do conflito). 
Sam Harris, em seu livro A morte da fé, e Christopher Hitchens, em Deus não é grande, citam os derramamentos de sangue em diversas partes do mundo por motivos religiosos nas últimas décadas: na Irlanda do Norte, católicos contra protestantes;  no Líbano, cristãos contra muçulmanos; Na Índia, hindus contra muçulmanos; nas repúblicas que emergiram da Iugoslávia, católicos contra judeus, católicos contra cristãos ortodoxos, católicos contra muçulmanos ("limpeza religiosa" camuflada de "limpeza étnica"); em Israel e Palestina, judeus contra muçulmanos; na Cachemira, muçulmanos contra hindus; no Sudão, muçulmanos contra cristãos; no Sri Lanka, cingalês budista contra a minoria tâmil hindu; no Cáucaso, russos ortodoxos contra chechenos muçulmanos...
Em Santiago, evangélicos contra evangélicos, católicos contra evangélicos... Obviamente, sem a belicosidade dos conflitos acima. Aqui fica mais no plano dialético, do direito, principalmente daqueles que reagem ao aproveitamento da massificação religiosa para fazer política. Não demora, a blogosfera e o Facebook prenderão fogo.
Conheço algumas histórias terríveis de algumas pessoas religiosas e de pessoas políticas de nossa cidade. O poço em que se precipitou a ética não tem fundo, constituindo uma pequena amostra da crise que atinge o país. 
Depois que Edir Macedo eliminou a contradição explícita em Mt 6, 24, tudo é possível.  

   


Nenhum comentário: