quinta-feira, 21 de julho de 2016

LEITURA




Nesta tarde, concluí a leitura de Os humanos antes dda humanidade (uma perspectiva evolucionista). O autor, Robert Foley, é um antropólogo, arqueólogo e acadêmico britânico, especializado em evolução humana. Ao defender o evolucionismo, Foley faz uma crítica aos próprios antropólogos (que superestimam a cultura e subestimam o papel da biologia evolucionária).

"A Evolução Social
Foi mencionado que os cérebros grandes estão associados à sociabilidade, mas a questão de por que razão os animais deveriam ser sociais, e que forma essa sociabilidade tomaria, não foi ainda examinada. Já que uma parte tão grande daquilo que é único e especial nos humanos está ligada à sociabilidade, toda essa questão tem que ser colocada num esquema evolucionário.
[...]
"A sociabilidade não é um traço unicamente humano, sendo parte da evolução dos antropoides como um todo. Os primatas são a ordem social por excelência. Ao passo que outros mamíferos se especializaram em presas grandes ou pescoços longos, os primatas se especializaram em ser sociais. Vicendo em grupo e desenvolvendo relações sociais sustentadas desde seu surgimento, eles sobreviveram e prosperaram ao longo das eras. Das cerca de 150 espécies de macacos e macacos antropoides, apenas um único não vive em algum tipo de ambiente social. Essa única exceção é o orangotango, que é solitário. 
[...]
A tarefa de explicar as origens da sociabilidade e da sociedade cabe mais aos primatologistas que aos antropólogos."

Nenhum comentário: