domingo, 26 de junho de 2016

EXCERTOS DE "POR QUE O MUNDO EXISTE?"

"Heidegger foi, sem sombra de dúvida, o filósofo mais influente do século XX na Europa continental. Contudo, no mundo anglófono foi Ludwig Wittgenstein quem prevaleceu. Wittgenstein e Heidegger nasceram no mesmo ano (1889) e tinham temperamentos quase opostos: Wittgenstein era corajoso e ascético; Heidegger, traiçoeiro e vaidoso. Mas os dois se sentiam igualmente seduzidos pelo mistério da existência. 'Não é a maneira como as coisas estão no mundo que é mística, mas o fato de ele existir', afirmou Wittgenstein numa das máximas lapidares.
"O universo deve ter tido um início abrupto no tempo. Os eclesiásticos comemoraram. Acreditavam que havia caído em seu colo a comprovação científica do relato bíblico da criação. Abrindo uma conferência no Vaticano em 1951, o papa Pio XII declarou que essa nova teoria das origens cósmicas dava testemunho 'do Fiat lux primordial pronunciado no momento em que, juntamente com a matéria, emanou do nada um mar de luz e radiação'.
"Hoje, a pergunta Por que existe algo e não apenas o nada? continua dividindo os pensadores em três grupos. Os 'otimistas' sustentam que tem de haver uma razão para a existência do mundo e que talvez sejamos capazes de descobri-la. Os 'pessimistas' consideram que poderia haver uma razão para a existência do mundo, mas que nunca saberemos ao certo (...). Por fim, os 'rejeicionistas' insistem em acreditar que não pode haver uma razão para a existência do mundo e que, portanto, a própria questão é desprovida de sentido."
JIM HOLT

Nenhum comentário: