segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A ORIGEM DAS ESPÉCIES


Releio A origem das espécies, de Charles Darwin, depois de 25 anos. Minha primeira leitura, reconheço, foi insatisfatória, feita de uma forma isolada, mais por curiosidade. No início dos anos noventa, ainda me dedicava à literatura e à filosofia. Mais tarde, despertei para a astronomia e a história natural, o que me levou a ler Carl Sagan, Marcelo Gleiser, Stephen Hawking, S. J. Gould, Jared Diamond e Richard Dawkins. Esses gênios do conhecimento científico, aproximaram-me da ciência (que passou a ocupar o lugar da poesia em minha preferência intelectual). Obviamente, não deixei de gostar do gênero literário, que cria uma beleza ilusória, inexistente no mundo verdadeiro. Mas continuo a não gostar de Platão, que excluiu os poetas de sua república ideal. Não abandono a filosofia, na medida em que ela diz a verdade, e a verdade, concordando com Aristóteles, é mais querida. A propósito, Aristóteles foi um dos maiores intelectos produzidos pela humanidade, criador da biologia, da física, da lógica... O maior livro continua sendo A origem das espécies.  

Nenhum comentário: