segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ÁGUA FORA

O médico me receitou tomar três litros de água por dia. Raramente, consigo atender a essa prescrição. Fico em torno dos dois litros. Sem considerar sucos e chás. 
A pia se acumula de copos de vidro que uso para tomar a água (enquanto leio, escrevo ou jogo xadrez online). Tecnicamente falando, eles se encontram sujos, sendo necessário lavá-los duas ou três vezes ao longo do dia.
Antes que o leitor interfira com a sugestão do copo descartável, esclareço que já o usei por algum tempo. O consumo de água diminui e o lixo seco aumenta. O trade-off é inevitável.
Já fiz uma medição da água que consumo para lavar os copos de vidro sujos (com água). Metodologicamente, lavei-os com a torneira aberta, abrindo e fechando a torneira, com redutor na torneira...
O mínimo necessário de água que sai da torneira, para lavar um copo de vidro, é muita água. Muita água limpa, em estado de potabilidade, que retorna ao ambiente natural de água suja, contaminada, imprópria para consumo. 
Toda vez que lavo os copos que utilizo (e faço isso com frequência), penso na água que consumo, multiplicando-a pela mesma atividade repetida em cada casa no mundo inteiro... 
E pensar que o copo de vidro é apenas um item entre muitos outros (que exigem mais água e sabão para serem limpos). E pensar que muita gente (já observei isto) não desliga a torneira, enquanto é lavada a louça. 
E pensar que...
A água é apenas um item, que 7 bilhões de mamíferos humanos consomem necessária ou desnecessariamente. 

Nenhum comentário: