segunda-feira, 23 de novembro de 2015

UBÍQUO, NEFASTO

O século XXI está mais para pacífico que belicoso. A amostra significativa destes 15 anos assim o caracteriza empiricamente. Da mesma forma o será, segundo perspectivas traçadas por uma prancheta inteligente.
As guerras hediondas, que registra a história recente, não mais se repetirão, malgrado o armamento nuclear desenvolvido a partir de Alamogordo, no Novo México. Os catastrofistas de plantão se calam ante a postura mais civilizada dos estados-nações.
O inimigo novo a ser rechaçado é o terrorismo. Não podemos classificá-lo como externo, uma vez que ele recruta seus soldados dentro do território a ser atacado. A cabeça do mal é facilmente localizada, mas seus braços são ubíquos.
O terrorismo é a síntese do que há de mais nefasto na política e na religião, ordens imaginadas que se revesaram na organização das guerras mais sangrentas dos últimos cinco mil anos.
O marco inicial deste século são os ataques conjugados nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. (Do século passado fora o início do conflito mundial de 1914). 

Nenhum comentário: