sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CAMINHOS DESENCONTRADOS


Amanhã será lançada a 2ª edição de Caminhos Desencontrados, de Carlos Humberto Aquino Frota. (A 1ª edição é de 1950.) 
Graças ao projeto político-cultural da administração do município, ao patrocínio da família Frota Dillenburg e ao trabalho intelectual de algumas pessoas, mais uma obra de autores homenageados na Rua dos Poetas é (re)editada (visando trazer a público o ineditismo, caso de Tempo Pássaro, de Ney A., ou de possibilitar o acesso a edições já esgotadas, caso de Trovas da Estância do Abandono, de Zeca Blau). 
Felizmente, o nome de Carlos Humberto transcende a própria criação literária, ao denominar um bairro e uma escola de nossa cidade. Justa homenagem ao gênio que, aos 18 anos escrevia num estilo idiossincrásico, brilhante, desenvolvido apenas pelos grandes literatos. 
À parte seu vasto conhecimento linguístico, Frotinha transitava discursivamente com igual desenvoltura pela política, filosofia, literatura e jornalismo. Em razão da rica intertextualidade de sua prosa, foi necessário anexar uma relação de notas remissivas, para facilitar a leitura. 
O livro é subdividido em Crônicas e Ensaios
Na primeira parte, destacam-se Cemitério de Chumbo, muito conhecida dos leitores mais experientes, Borges de Medeiros e Serenidade, onde filosofa: “A verdade não deve ser barulhenta, como a pororoca, nem estrondosa, como as cachoeiras. A verdade, se a quiséssemos representar por uma imagem arrancada dos livros de geografia, ganharia a suavidade dos riachos, falaria com a simplicidade das águas tranquilas, que não encrespam de irritação nem quando as tempestades desabam”
Na segunda parte, há estudos sobre Monteiro Lobato, Arthur Koestler, Joaquim Nabuco, entre outros.
O livro será distribuído gratuitamente. Amanhã, na Feira do Livro de Santiago, dia 7, às 19h30min.

Nenhum comentário: