segunda-feira, 5 de outubro de 2015

LIVRO INTERESSANTE


Este livro não é a VEJA. 
Ele foi escrito por Juan Reinaldo Sánchez, que fez parte da guarda do ditador cubano por dezessete anos. Ele teve a mãozinha de Axel Gyldén, jornalista francês. 
Numa das fotos publicadas, aparece um grupo de pessoas sobre as duas lanchas de Fidel, Pionera I e II, que se preparava para uma caçada submarina. Entre os presente, o dono das embarcações, Sánchez (como guarda-costa), um cameraman e um iluminador.
A primeira frase do livro é esta: "O iate de Fidel Castro singrava o mar do Caribe". 
Comprei o livro hoje, mas já dá para ter uma ideia (a partir da foto e da frase acima) de que Fidel vivia muito bem na ilha (na "sua" ilha). O povo cubano, todavia, era condicionado a acreditar que o homem tinha apenas uma modesta "cabana de pescador". Nisso também acreditavam os idólatras da revolução fora de Cuba. 
A relação de patrimônio de Fidel o fazia um nababo (sem a ostentação que caracteriza os ocidentais). Entre aqueles que o admira(va)m no Brasil, está um operário que se alçou a presidente pelo voto popular. A riqueza dele é ainda uma incógnita, para ser desvendada pela Polícia Federal, Ministério Público e - por que não? - todos os brasileiros. O filho dele, no entanto, enriqueceu em uma década mais que Fidel em meio século no poder. 
Após a leitura, verei se é o caso de recomendar a leitura de A vida secreta de Fidel, principalmente para meus compatriotas que enchem a boca para falar no cabeça da revolução cubana. 

Nenhum comentário: