sábado, 15 de agosto de 2015

ACADEMIA SANTIAGUENSE DE LETRAS

         Entre os diversos conceitos de cultura, destaco o seguinte: “complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências e afins” (Houaiss).
         Entre as belas-artes, a Literatura é a mais conhecida e difundida em Santiago, a ponto de fundamentar o epíteto Terra dos Poetas dado a nossa cidade.
         Um escritor, fechado em sua sala, dedicando-se a um determinado gênero textual, constitui o primeiro agente da cultura (de acordo com a significação acima). Ele cria culturalmente, no entanto sem sempre difunde o produto de seu trabalho. Franz Kafka, por exemplo, deixou sem publicar quase cem por cento do que escreveu, pedindo, antes de morrer, a um amigo que queimasse tudo. Aqui, Aureliano de Figueiredo Pinto escreveu poesia e romance, que não foram compartilhados pela sociedade de seu tempo.
         A Academia Santiaguense de Letras, entre outros objetivos, pretende ser uma instituição que auxilie a desenvolver e expandir a cultura. Ela representará um segundo agente, socializado e socializador.
         (Graças ao fator associativo, o homem se elevou muito acima dos demais seres vivos.) 

Nenhum comentário: