terça-feira, 28 de julho de 2015

EVOLUÇÃO DO HOMO SAPIENS


A origem do homo sapiens ocorreu na África Oriental (parte mais escura no mapa acima). Há 70 mil anos, ele ocupou o Oriente Médio e há 45 mil anos chegou ao território hoje conhecido como Europa.
Parece simples, mas não é. 
Ao chegar ao norte, ele encontrou outra espécie do gênero Homo: o neandertal. O espécime neandertalense era mais musculoso, tinha um cérebro maior e bastante adaptado ao clima frio. 
Há duas teorias para o encontro dessas duas espécies: a "TEORIA DA MISCIGENAÇÃO" e a "TEORIA DA SUBSTITUIÇÃO".
Em síntese, a "teoria da miscigenação", homo sapiens e neandertais se fundiram. Segundo a "teoria da substituição", não houve casamento entre as duas espécies (a propósito, a melhor definição de espécie implica essa impossibilidade), tendo os neandertais desaparecidos aos poucos sob o domínio cruel (já naqueles tempos) do homo sapiens
Ainda que entre a maioria dos cientistas prevaleça a "teoria da substituição", racialmente correta, uma descoberta comprova que nas populações do Oriente Médio e da Europa existe o DNA dos neandertais.
Para o professor Yuval "trata-se de uma dinamite política que poderia fornecer matéria-prima para teorias raciais explosivas".

(A ilustração acima foi copiada do livro Sapiens - Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari.) 

Nenhum comentário: