domingo, 7 de junho de 2015

SEMPRE NIETZSCHE

"Conheço o meu destino. Dia virá em que apareça ligado ao meu nome memória de alguma coisa de formidável - de uma crise tal como jamais houve outra sobre a Terra, do mais profundo choque de consciências, de um juízo proferido contra tudo quanto até hoje foi motivo de fé, de tudo quanto se exigiu, se santificou. 
[...]
"Quando a verdade entrar em luta com a mentira milenária, teremos tremores de terra como nunca, teremos em série movimentos tectônicos, deslocações de vales e montanhas tais como jamais ninguém sonhou.
[...]
"A ideia do 'além', do 'mundo-verdade', foi inventada apenas para depreciar o único mundo que existe - para destituir a nossa realidade terrestre de todo fim, razão e propósito! A ideia de 'alma', de 'espírito' e, ao fim e ao cabo, ainda a de 'alma imortal', foi inventada para desprezar o corpo [...]. A ideia de 'pecado' foi inventada com o complementar instrumento de tortura, o 'livre-arbítrio', para extraviar os instintos, para fazer da desconfiança para com os instintos uma segunda natureza".

(Excertos de Ecce Homo, de F. Nietzsche)

Nenhum comentário: