quinta-feira, 26 de março de 2015

DICAS PARA A COZINHA

As dicas seguintes não se encontram nos livros de culinária. Algumas delas me foram passadas por pessoas que também lidam na cozinha, outras se baseiam na própria experiência.
1)     Sequência para temperar a salada verde:
- escolher as folhas, tirar os talos mais grossos;
- lavar;
- sal a gosto (que deve ser colocado com os dedos bem secos);
- vinagre ou limão (líquido que desintegra as partícula sólidas do sal);
- azeite de oliva extravirgem.
Observações:
- Antes do azeite, escorrer rapidamente o excesso de vinagre (muitos rejeitam a salada por motivo desse tempero acumulado no fundo da vasilha);
- O azeite de oliva deve ser comprovadamente extravirgem, cujas melhores marcas são Olivas do Sul, Carrefour, Qualitá, Andorinha, Cocinero e Vila Flor. Outras marcas que circulam no mercado foram reprovadas recentemente por avaliação da PROTESTE)

2)     Salada de pepino é feita apenas com a parte interna, onde se fixam as sementes. Basta cortar as duas pontas do pepino, colocá-lo em pé e seccionar verticalmente toda a polpa embranquiçada. Em seguida cortar em rodelas e temperar com sal e azeite de oliva extravirgem.

3)     O alho é um dos temperos indispensáveis para a confecção dos alimentos mais saborosos. Hoje ele é vendido em todas as formas, inclusive misturado a ervas finas. Nada o substitui em sua caracterização in natura. Algumas pessoas, demasiadamente “sensíveis”, não gostam do alho pelo cheiro que fica nas mãos. Dica para eliminar esse cheiro: colocar a faca com que se beneficiou o tempero sob a torneira e lavar as mãos na água que escorre da faca. Ainda que pareça meio sobrenatural, cumpre o objetivo.

4)     Para deixar suas panelas de alumínio e de ferro branco (minhas preferidas), usar sabão em pasta URCA, acondicionado em pote semelhante ao da margarina. O sabão é biodegradável.

5)     Para coletar o lixo orgânico (cascas, restos de comida etc.), dispor de uma lixeirinha com pedal ao lado da pia.

6)     Passos para lavar a louça (de uma forma ecologicamente correta):
- molhar todas as peças dentro da pia;
- desligar a torneira;
- esfregar cada peça suja com esponja e detergente (biodegradável);
- enxaguar cada peça;
- desligar a torneira;
- colocar a peça no escorregador com a boca ou parte côncava para baixo.

Nenhum comentário: