domingo, 30 de novembro de 2014

MODA, MODISMO...

A maneira mais ou menos semelhante de as pessoas se vestirem - em determinado tempo e lugar - constitui  a moda, a qual representa, desde sempre, um fator de agregação social. Nos últimos anos, todavia, ela involui do igualitário para o tendencioso, individualizante. 
No Bom Retiro, nas décadas de sessenta e setenta, os pais compravam o tecido na cidade, e as mães costuravam as roupas, que vestiam os filhos. Às vezes, coincidia a compra do mesmo tecido entre duas ou três famílias, uniformizando a criançada, que rumava feliz para a Festa de Março. As crianças que iam da cidade, mais espertas, apontavam o dedo e riam dos simplórios, cascas-grossas, usando camisas, calças ou vestidos iguais. No campo, a moda não era vista como tal, determinada pela escassez da oferta e igual condição da procura (por motivo econômico). 
Neste ano, o modismo é a confecção de diferentes peças com o mesmo tecido. Isso pode ser visto nas butiques mais chiques de Santiago. 
Obviamente, essas peças feitas com o mesmo tecido se destinam a um único usuário. Nada é mais escandaloso no universo feminino que duas mulheres com vestes iguais. 
O modismo, mais que agregar socialmente, denuncia o individualismo radical, que passa a caracterizar a moral pós-moderna.

Nenhum comentário: