quarta-feira, 20 de agosto de 2014

UM POUCO DE ROUSSEAU


Algumas escolas compareceram ao 9º B Log nesta quarta-feira, para assistirem à formatura de encerramento da Operação Guarani - exercício combinado entre os exércitos do Brasil e da Argentina. 
A Seção de Comunicação Social da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, onde trabalho, confeccionou 200 bandeiras de papel dos dois países, que foram distribuídas às crianças. 
Para o êxtase da inflamada assistência, realizou-se um sobrevoo de helicópteros brasileiro e argentino. Durante o desfile, as crianças agitavam as bandeirinhas, gritando o nome do país vizinho inclusive: "Argentina...! Argentina...!". 
Ato contínuo, pensei em Rousseau. Os pequenos da foto provam o acerto da filosofia desse iluminista. O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. As crianças ainda não desenvolveram a implicância, a animosidade, o preconceito contra los hermanos (coisa que ficou evidente no final da Copa do Mundo). 
O coro das crianças foi um dos melhores momentos da formatura, ao lado da apresentação das aeronaves e do desfile dos militares argentinos ao som dA Conquista do Paraíso (Vangelis), executada pela Fanfarra do Esquadrão de Comando da 1ª Bda C Mec. 

Nenhum comentário: