terça-feira, 20 de maio de 2014

LENDO E APRENDENDO

No livro O terceiro chimpanzé, Jared Diamond* escreve um capítulo com este título: "Por que fumamos, bebemos e consumimos drogas perigosas?".
Uma das teses que respondem ao questionamento é de que o consumidor exibe-se indiretamente: sou forte e superior (posso esbanjar saúde). Engana-se: os custos pelo abuso de substâncias químicas superam os benefícios.
Diamond escreve que os arqueólogos que estudaram a civilização maia, que floresceu na América Central, intrigavam-se com uns tubos finos que encontravam nas escavações. "A função dos tubos só foi esclarecida com a descoberta de vasos pintados com cenas em que o tubo era usado: a administração de substâncias químicas por enemas". Isto é, introdução pelo ânus de um líquido, provavelmente contendo álcool ou alucinógenos.
A vantagem do processo: a droga é absorvida pelo intestino, diretamente para a corrente sanguínea, sem provocar náuseas, sem passar pelo fígado.
Lendo e aprendendo.
* Jared Diamond foi eleito um dos dez maiores intelectuais da atualidade (ao lado de Noam Chomsky, Umberto Eco, Richard Dawkins, entre outros).

Nenhum comentário: