sábado, 17 de maio de 2014

EXCERTOS DO LIVRO DE FERRY

"Ao regime nazista e à vontade pessoal de Hitler devemos ainda hoje as duas legislações mais elaboradas que a humanidade já conheceu em matéria de proteção da natureza e dos animais. 
"Na França, dada a tradição cartesiana, mas também na maior parte dos países católicos do sul da Europa, a ecologia ainda não encontrou teóricos comparáveis aos do mundo anglo-saxão ou germânico.
"O humanismo cartesiano é sem dúvida a doutrina que foi mais longe na desvalorização da natureza em geral e na do animal em particular.
"O ecologista radical se persuade de que seu combate está em total ruptura com o universo que ele quer destruir.
"A modernidade antropocentrista é um total desastre.
"Aristóteles ou Descartes? Eu me pergunto às vezes qual dos dois estaria à frente na reprovação de nossos contemporâneos, se ainda se aventurassem a lê-los. O primeiro, por tem justificado a escravidão 'por natureza', ou o segundo, por ter tanto e tão bem distinguido os homens dos animais que chegou a considerar estes últimos como simples máquinas?
"A posição utilitarista é diferente da ecologia profunda.
"'Pensar como uma montanha': o programa se anuncia delicado para alguns de nós. De uma forma ou de outra, é exatamente nesses termos que Aldo Leopold, aquele que muitos consideram o pai da 'ecologia profundo', nos convida a derrubar os paradigmas que dominam as sociedades ocidentais.
"A deep ecology, ecologia profunda, encontra um verdadeiro eco fora do meio acadêmico, assim como no estrangeiro: ela inspira, por exemplo, a ideologia de movimentos como o Greenpeace ou Earth First, de associações tão poderosas quanto o Sierra Club, mas igualmente de uma fração importante dos partidos Verdes."

Nenhum comentário: