quarta-feira, 30 de abril de 2014

"SOMOS TODOS MACACOS"

A frase "Somos todos macacos", expressa em solidariedade ao jogador Daniel Alves, não pode ser interpretada literalmente, no sentido real dos termos que a constituem linguisticamente. Macaco e homem pertencem a espécies diferentes, ambas da ordem dos primatas. 
A palavra "macacos" deve ser lida metaforicamente, cujo significado passou a se definir a partir da Revolução Francesa e se consagrou com a Declaração Universal dos Direito Humanos. Sem mais delongas, "somos todos iguais. 

Um comentário:

Oliveira disse...

“Somos iguais e diferentes de nós e dos outros. Não se trata de um processo linear, sem contradições e nem tampouco significa que o indivíduo seja um ser diferente a cada dia. Ao contrário, à medida que vai se constituindo, o homem mantém uma estabilidade em seu modo de ser e, ao mesmo tempo, rompe com outros modos de ser. Ele vai assumindo características que o identificam e o distinguem das outras pessoas. Contudo esta estabilidade é sempre relativa, porque todas essas características estão em contínua interação com o todo social e, portanto, em permanente transformação. Assim, o indivíduo vai se constituindo sendo constituído, se criando e sendo criado como igual e diferente de si e dos outros indivíduos a cada dia. Sua identidade se constitui exatamente no reconhecimento dessa igualdade e diferença com relação aos outros. Desenvolvimento é, portanto, um conceito relativo a um processo complexo de Criações, rupturas e continuidades que se operam em condições muito especiais.”
http://www.propp.ufms.br/ppgedu/geppe/artigonovo4.htm

“...e vós quereis o refluxo desse grande fluxo, preferis tornar ao animal, em vez de superar o homem?...Noutro tempo foste macaco, e hoje o homem é ainda mais macaco de que todos os macacos”
AFZ,p 23 e 24