sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ESFERA DE DYSON*

Astrônomos mais especulativos pensam na possibilidade de vida inteligente fora do Sistema Solar. Alguns estudam a possibilidade de existirem supercivilizações, o que provoca frisson entre os ufólogos. 
Na última Superinteressante, há uma matéria sobre essa busca, liderada pelo astrônomo americano Geoff Marcy (que já descobriu mais de cem planetas a orbitar outras estrelas). 
A hipótese de Marcy, no rastro de Feeman Dyson, é de supercivilizações necessitam de fontes maiores de energia, como a própria estrela que rege o sistema.
Fundamentado-se na demanda maciça de energia, não temos uma supercivilização na Terra. Recém agora começamos a usar painéis solares. Ainda somos dependentes dos combustíveis fósseis, maior responsável pelo aquecimento global por ação do homem. 

* Megaestrutura hipotética, a qual orbitaria uma estrela de modo a rodeá-la completamente, capturando toda ou maior parte de sua energia emitida. Dyson especulou que tal estrutura seria a consequência lógica da sobrevivência e da escalar necessidade de energia de uma civilização avançada tecnologicamente e propôs que a busca de evidências de tal estrutura poderia levar a detecção de vida extraterrestre com inteligência avançada

Nenhum comentário: